Linha Koripó

Um tributo aos primeiros ceramistas do país

A 530 quilômetros de Teresina, capital do Piauí, esparrama-se, por quase 130 mil hectares, o Parque Nacional Serra da Capivara. Trata-se do mais importante patrimônio cultural pré-histórico brasileiro. Ali se concentram centenas de sítios arqueológicos, ricos em pinturas e gravuras rupestres. O trabalho arqueológico realizado no local comprova que seres humanos habitaram aquela área há pelo menos 50 mil anos. Há vestígios de aldeias do período Holoceno, por volta de 8900 anos atrás, que denunciam a presença dos primeiros ceramistas da região.

Um lugar assim, com essa história, tem servido de inspiração à publicitária e designer brasiliense Cristiane Dias, que acaba de lançar mais uma linha de cerâmica, a Koripó, em homenagem ao grupo indígena homônimo, já extinto, que viveu no sul do Piauí. Em seu trabalho anterior, a linha de cerâmica Rupestra, a designer já havia chamado a atenção para a arte rupestre brasileira.

Jogo de jantar, de sobremesa, tigelas média e grande, copos, xícaras e vasos decorativos compõem as duas linhas cerâmicas. Os motivos gravados à mão em baixo relevo nas peças são inspirados em grafismos e pinturas rupestres encontrados na Serra da Capivara. Com a linha Koripó a intenção é homenagear à estética indígena em geral, pois os Koripó se foram sem deixar vestígios visuais. Quero chamar a atenção para as expressões dos índios”, afirma Cristiane.

A produção das duas coleções se dá na Oficina de Cerâmica Serra da Capivara. “A proposta é estimular o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirma Cristiane, uma apaixonada pela cultura e patrimônio históricos nacionais, especialmente os achados arqueológicos da região da Serra da Capivara, que ela visita com freqüência e onde descobriu que antigos habitantes do Piauí foram dizimados sem deixar vestígios, exceto por alguns hábitos alimentares ainda presentes no cotidiano da população local.

Luciano Milhomem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *