Linha Rupestra

A linha Rupestra é primeiramente uma homenagem à nossa pré-história. É também uma proposta inovadora para louças, que com suas formas assimétricas rompe conceitos e propicia uma conexão entre as pessoas e sua memória mais primitiva. As imagens pintadas nas peças são reproduções de pinturas rupestres encontradas em cavernas da Serra da Capivara.

A coleção é produzida na Oficina de Cerâmica Serra da Capivara, localizada nas imediações do Parque Nacional Serra da Capivara, o maior sítio arqueológico do Brasil, localizado no sul do Piauí. O Parque Nacional Serra da Capivara é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial.

Uma de nossas missões é promover  um comércio baseado no desenvolvimento econômico sustentável da região, com condições humanitárias de trabalho e a preservação da natureza.

A linha Rupestra foi desenvolvida durante o mestrado em design, que Cristiane Dias realizou em 1998, na Central Saint Martins College of Art and Design, em Londres. Em 1999 o projeto foi escolhido dentre mais de 20 trabalhos, para representar o curso em uma exposição, na Lethaby Gallery, Londres, e também indicado para entrar no então novo catálogo de divulgação da Central Saint Martins.

Após 12 anos de fornecimento para a rede Tok&Stok, Cristiane lançou o livro “Rupestra10+ [pintura rupestre e design na Serra da Capivara]”, onde compartilha todo o processo criativo da linha, partindo de sua concepção, pesquisa, desenvolvimento até sua comercialização. Detalha a produção das peças de cerâmica, fornecendo um passo a passo, da modelagem à esmaltação. Fala sobre Arqueologia e mostra a Serra da Capivara com suas belíssimas paisagens, bem como seu potencial turístico.

Atualmente a linha é comercializada com exclusividade no  http://www.etcetera.art.br/ceramicas-ct-99e7d

Informações técnicas: esmalte de alta temperatura, não tóxico, resistente a forno/microondas e lava-louças.

Rupestra aparece na Wallpaper de junho/2010. Edição especial sobre o Brasil. Pag. 193.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *