A linha Rupestra é primeiramente uma homenagem à nossa pré-história. É também uma proposta inovadora para louças, que com suas formas assimétricas rompe conceitos e propicia uma conexão entre as pessoas e sua memória mais primitiva. As imagens pintadas nas peças são reproduções de pinturas rupestres encontradas em cavernas da Serra da Capivara.
A coleção é produzida na Oficina de Cerâmica Serra da Capivara, localizada nas imediações do Parque Nacional Serra da Capivara, o maior sítio arqueológico do Brasil, localizado no sul do Piauí. O Parque Nacional Serra da Capivara é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial.
Uma de nossas missões é promover um comércio baseado no desenvolvimento econômico sustentável da região, com condições humanitárias de trabalho e a preservação da natureza.
A linha Rupestra foi desenvolvida durante o mestrado em design, que Cristiane Dias realizou em 1998, na Central Saint Martins College of Art and Design, em Londres. Em 1999 o projeto foi escolhido dentre mais de 20 trabalhos, para representar o curso em uma exposição, na Lethaby Gallery, Londres, e também indicado para entrar no então novo catálogo de divulgação da Central Saint Martins.
Após 12 anos de fornecimento para a rede Tok&Stok, Cristiane lançou o livro “Rupestra10+ [pintura rupestre e design na Serra da Capivara]”, onde compartilha todo o processo criativo da linha, partindo de sua concepção, pesquisa, desenvolvimento até sua comercialização. Detalha a produção das peças de cerâmica, fornecendo um passo a passo, da modelagem à esmaltação. Fala sobre Arqueologia e mostra a Serra da Capivara com suas belíssimas paisagens, bem como seu potencial turístico.
Informações técnicas: esmalte de alta temperatura, não tóxico, resistente a forno/microondas e lava-louças.
Vídeo sobre a Linha Rupestra e sua criação.
Rupestra aparece na Wallpaper de junho/2010. Edição especial sobre o Brasil. Pag. 193.
Linha Rupestra completa com cama, mesa e banho.
Livro sobre a Linha Rupestra e seus mais de 10 anos de circulação no mercado brasileiro. Fala sobre processos criativos, detalha a produção e a comercialização.